sábado, 10 de outubro de 2015

Novo dígito 9 a partir de amanhã em Minas Gerais para números de telefones celulares



A partir de amanhã, é preciso colocar um 9 a mais antes do número


A partir de amanhã, todos os telefones celulares dos DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 73, 74, 75, 77 e 79 (Minas Gerais, Bahia e Sergipe) vão começar a operar com mais um dígito, o 9. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em julho, eram 26,75 milhões de números em Minas Gerais, 18,69 milhões na Bahia e 2,67 milhões em Sergipe.

Além de lidar com a mudança do seu próprio número, o usuário terá que atualizar as suas agendas de contato. A gerente administrativa Camila Fraga, 24, estava desanimada. “Vou ter que editar o número toda vez que for ligar, imagino”, ela diz.

A analista de tecnologia da informação Jaqueline Teles Lima também imaginou que teria que fazer a atualização de forma manual. “Só recebi mensagens da operadora informando do acréscimo de mais um dígito. Nada sobre auxiliar na atualização da agenda do telefone, nem nas redes sociais nem na mídia. Bem fraca a divulgação”, diz.

Vários aplicativos, porém, fazem essa atualização automaticamente. As próprias operadoras estão lançando os seus. Outros apps também oferecem essa funcionalidade como um serviço adicional, caso do Mobobox, que ajuda quem telefona a determinar qual a operadora de um determinado número. “Nosso objetivo é ajudar o usuário do aplicativo a economizar tempo de maneira simples. O aplicativo é bem fácil de usar”, explica o idealizador do Mobobox, Rafael Costa. O aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Divulgar o nome da empresa foi o objetivo da Leucotron, que fornece soluções em telefonia para empresas, quando decidiu lançar seu próprio aplicativo de inserção do nono dígito. “Além do marketing, a ideia foi colaborar, atingir o cliente, que no nosso caso é empresa, por meio das pessoas”, conta o diretor de negócios da Leucotron, Antonio Claudio de Oliveira.


Entenda. A adoção do nono dígito vai ocorrer de forma paulatina, segundo a Anatel. Até o dia 20 de outubro, as chamadas feitas usando os atuais oito dígitos ainda serão completadas. Entre 21 de outubro e 18 de janeiro de 2016, as chamadas receberão uma mensagem solicitando a atualização e deixarão, gradualmente, de serem completadas. Após essa data, as chamadas não serão completadas. Já as mensagens, SMS e MMS não serão enviadas a partir de 20 de novembro de 2015, se forem usados oito dígitos.

Segundo a Anatel, a inserção do nono número visa aumentar a disponibilidade de números de telefones móveis no Brasil. Até o fim de 2016, a mudança será feita em todo o Brasil.

Fonte: O Tempo
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

Postar um comentário