sábado, 7 de novembro de 2015

Condições Climáticas desfavoráveis e uniformes não compatíveis tem causado desconfortos e comprometido o ensino nos CTPM




As coisas não estão nada fáceis para os alunos dos Colégios Tiradentes. Com a obrigatoriedade do novo uniforme aliado às altas variações climáticas dos  últimos meses, os alunos tem constantemente reclamado desconfortos em sala de aula - muitas delas sem climatização adequada- e dificuldades em concentrar nos conteúdos passados.

Vários aspectos devem ser considerados nestes casos, desde o comprometimento do rendimento escolar até as questões relacionadas a condições fisiológicas destes alunos.

Para se ter uma ideia, nos últimos dias na cidade de Governador Valadares, Leste de Minas Gerais, os termômetros marcaram 45º graus.  Para complicar ainda mais, a estrutura física do Colégio Tiradentes na cidade não dispõem de condições logísticas para ofertar salas de aulas climatizadas o que tem complicado ainda mais a situação.

Segundo relato de pais que nos procuraram várias foram as tentativas de buscar um consenso com a Direção da Escola no sentido de apresentação de soluções que ao menos amenize a situação.

Uma das soluções apresentadas na ocasião foi a liberação do uniforme de Educação Física neste período mais crítico, contudo passados vários meses ainda não obtiveram retorno.

Outra proposta apresentada é a de climatização dos ambientes escolares, pois assim de fato teríamos a solução definitiva para o problema. 

Quem defende esta última destaca que não está no uniforme o problema, pois mesmo a utilização de um mais "confortável" não será capaz de fazer frente a onda de calor que assola a região. 

Esperemos que em breve a Diretoria de Educação Escolar e Assistência Social -DEEAS possa avaliar com carinho estes acontecimentos, pois ali estão presentes os filhos daqueles que estão incumbidos justamente de garantir os Direitos Humanos, não podendo tê-los, justamente no seio familiar, tolhidos. 

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

5 comentários:

  1. Parabéns pela publicação, Renata! Mas o problema não é somente em Governador Valadares. Na região metropolitana de BH também está extremamente desgastante o calor, piorado por esse uniforme desconfortável e inapropriado para o clima. Sem contar que um ventilador nao é suficiente para aliviar o calor. Muito bem relatada a BUROCRACIA que os Colégios Tiradentes estão inseridos, uma escola que não é aberta para o diálogo, e as ordens vêm de comandantes que não estão inseridos na realidade cotidiana das salas de aula. Uma pena!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela publicação e preocupação com os alunos, os alunos do Tiradentes de Betim, ainda sofrem em ter que beber água quente do bebedouro, o números de alunos que passa mal na escola é grande, água gelada só para os professores.
    O calor esta intenso em todos os lugares, o uniforme de educação física tem que ser liberados em todas as escolas.
    Mas querem fazer de nossas crianças RECRUTAS mas são apenas crianças.

    ResponderExcluir
  4. O Tiradentes de Governador Valadares sempre foi assim meus caros. Um jogando a responsabilidade em cima do outro, pelo artigo que esta escrito nessa página, da a entender que eles não tem um pingo de culpa. Eu estudei no Tiradentes por mais de 10 anos, nunca vi nenhum tipo de melhoria física no prédio onde o mesmo se encontra instalado, as únicas coisas que escutávamos era que iram instalar os tão sonhados ar condicionados.
    Nunca vi nenhuma ação da diretoria para o bem estar dos alunos. A escola pode ter nome e tal... mas na realidade é como venho dizendo a no mínimo 4 anos. A instituição de ensino hoje não passa de uma escola comum, cujo o ensino é o mesmo de escolas municipais, os professores (grande maioria) são mal educados com os alunos. Não nego que alunos façam algazarra, mas os professores passam dos limites. Termino meu comentário dizendo, que o Tiradentes pode até mudar, mas será bem difícil isso acontecer.

    ResponderExcluir
  5. E nem o Ar condicionado que prometeram para amenizar o calor colocaram!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir